domingo, março 30, 2008

Fazendo Escola Internacionalmente

Recentemente, há coisa de 3 semanas, lançamos um novo produto que vinha sendo desenvolvido há cerca de 1 ano (prazo de valorização). O produto, conhecido internamente como Live2Go é fruto de uma parceria entre empresas grandes e a cola de arroz que as liga (nós!).

Mas não estou aqui pra vender o produto, mas quem quiser comprar: http://www.vivo.com.br/windowslive (;-P).

Todo mundo sabe que lançar coisa nova dá trabalho, ainda mais se você entrar no mérito de organizar coletiva de imprensa, preparar material para peças publicitárias, essas paradas. Já não basta integração de billing e tudo mais que dá errado, ainda tem que lidar com os egos das empresas grandes. Mas no fim das contas tudo dá certo e consegue-se lançar o produto. Qual o movimento seguinte ao lançamento de um produto? Lógico, a valorizada do presidente da empresa!

Tenho concluído que todo presidente de empresa vem do mesmo saco, a diferença entre eles está no índice de idiotice que possui, alguns tem 10%, outros 50%, já trabalhei com uns com mais de 300%! Mas o presidente atual tá na casa dos 10%, ele é um cara bom e faz o papel dele direitinho. No dia do lançamento, ele mandou aquele email clássico para toda a diretoria sênior da empresa dizendo:

All,

With tremendous pride and gratitude, I'm delighted to announce that we have successfully launched at VIVO today. The team at MDEV has worked extremely hard to make this a reality - many, many thanks!

Please spread the word and let's continue to close more deals - one of many to come.

Até aí é o tipo de valorizada que todo mundo gosta de ver/receber, nada muito exagerado, mas também nada pequeno demais, afinal de contas nego realmente trabalhou pesado para lançar o produto (eu não – senão vocês vão dizer que eu tô valorizando).

A coisa ficou engraçada quando um dos diretores regionais da empresa resolveu ser um líder inspirador e complementar o e-mail do chefe. E-mail esse que não deveria ter respostas salvo um "Obrigado!" enviado pelo Country Manager ou coisa equivalente. Mas aí veio a pérola abaixo:

Team,

Just by hours of difference we share the same LAUNCHING date of a new NASA mission to space. This coincidence tells me that we are going to reach way far not only because of the magnitude of our project, but also because of the great team effort that have made things happen.

All of us should feel very proud of being part of this mission.

Congrats to all,

Endeavour's mission

Essa, eu diria, foi uma valorização com requintes de crueldade... Comparar o lançamento do produto ao lançamento da Endeavour pela NASA é piegas e cafona, mas ainda dá pra passar. Agora, colocar o link para a página da missão aí foi para além da escala!

Fato relevante e “surpreendente” é que, depois do email desse rapaz, ninguém mais mandou nada a respeito do lançamento... Por que será? Será que ele ganhou a rodada?

Sigo relatando os fatos valorizatórios que me rondam, cuidado CRE8, já tenho tempo de casa pra fazer isso.

Um comentário:

Rafael Justino disse...

Ácido, hein, mestre? Sem papas no teclado, como um blog permite.

Sendo parte da equipe que 'trabalhou duro' [só citando, sem carga extra], fico grato por não ter recebido o segundo, mesmo imaginando de onde tenha saído.

O que me surpreende e confunde são os diversos pronunciamentos que vêm da mesma fonte [CEO] e que aparentemente se contradizem. Lançar é ótimo, mas enfrentar problemas maiores que nós é o 'duro'. E valorizar durante um ano também demanda motivar e prover suporte... Tenho dificuldades em identificar relação entre "vocês não estão realmente tentando" [citação através do Country Manager] e "has worked extremely hard" [e-mail oficial].

A palavra não deveria ser a mesma por qualquer canal? O risco de se tornar público sendo mais alto ou mais baixo...