segunda-feira, março 31, 2008

Malhando o Judas...

Estava conversando com um amigo no MSN há pouco e surgiu a idéia deste post, mais um da séria série “O Edu também pensa e fala sério”, mas pra aqueles leitores que gostam mais do viés humor-satírico, já aviso que ele volta em breve.

Bom, o papo aqui é liderança e gestão de equipe, se você não suporta falar desses assuntos, recomendo que leia até o fim, por que eu também não suporto! ;-P

A conversa com esse meu amigo, vamos chamá-lo de Justo – pra não revelar a sua identidade (todo mundo sabe que eu preservo a identidade das pessoas que cito aqui); começou com uma pergunta daquelas que se eu soubesse a resposta, saía por aí dando palestra: “Em termos de capacitação, o que você acha mais importante pra mim, Liderança ou Gerência de Projetos?

Perguntinha mais sem vergonha!

Eu não consigo ver Gerência de Projetos sem Liderança, muito embora seja possível ser um Líder sem que seja o gerente do projeto. No passado vivenciei uma realidade profissional onde as equipes de desenvolvimento da empresa em que eu trabalhava tinham um Gerente de Projetos e um Desenvolvedor Líder. Isso me soava estranho, inicialmente pareceu ser desperdício de recursos, mas só depois de algum tempo eu entendi a necessidade.

Os gerentes de projeto tinham o “respeito hierárquico” da equipe, mas não tinham a liderança, a capacidade de motivar e de fazer acontecer junto a ela. Dá pra entender?

É como se o gerente de projeto fizesse o trabalho burocrático da coordenação do projeto (Projects, WBS, Relatórios, etc.). O Desenvolvedor Líder ficava com a parte humana da coisa(relacionamento com a equipe, liderança, motivação, etc.) era ele quem contava com o respeito e confiança da equipe, ele era capaz de, efetivamente, fazer acontecer dentro do projeto.

Nenhum dos desenvolvedores líderes foi treinado em Liderança, nunca foram avisados de que teriam que fazer o que faziam, eles simplesmente faziam o que era necessário para o projeto acontecer. A confiança e o respeito que a equipe tinha por eles, vinha do relacionamento, de realizações, do dia-a-dia. Isso me fez pensar que a resposta para a pergunta do Justo soaria estranha – pra dizer o mínimo. Mas ele pediu a minha opinião porque confia nela – bom, ao menos espero – então vamos nessa.

Liderança pra mim se resume a uma única leitura: ‘O Monge e o Executivo’. Tudo que eu li e assisti antes de ler esse livro me deixou com a sensação de que no final tudo terminava no relacionamento com as pessoas e ninguém me dizia como fazer isso direito.

Aí eu entendi (eu acho) que Liderança é exemplo, se você quer que a sua equipe vire a noite, vire você primeiro. Se você quer que sejam eficientes e eficazes ou honestos e justos, seja primeiro.

Todo o resto é elaboração ou acompanhamento de cronograma e isso você pode estudar e aprender tem até certificação!

Isso nos leva a outro ponto que eu temo desde que ouvi falar do PMBOK e das empresas que contratam o sujeito que é certificado pelo PMI por causa do certificado.

Certificado pra mim é ISO9000, o certificado de qualidade que diz que você faz sempre as coisas do mesmo jeito (obsessivamente, saca?), se você só faz merda, significa que você vai fazer merda sempre do mesmo jeito, com o mesmo cheiro!

Bom, antes que vocês comecem a me malhar e a dizer que eu to viajando e blá blá blá, essa é a minha opinião e a forma como eu vejo as coisas hoje, amanhã eu não sei se vou acordar pensando assim.

Na verdade, nem sei se vou acordar. SSO!

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