quarta-feira, agosto 30, 2006

Efeito viral ou frenesi de lançamento?

O post de ontem causou uma comoção como eu não esperava. Vejam só que em termos de comments tivemos um aumento de 50% da base de leitores. Fantástico desempenho, diria o Nobre Correligionário.

Fiquei surpreso ao chegar no escritório hoje e ver o João fazendo o trabalho de RP mostrando o Blog para todos que passavam por sua máquina de trabalho, valeu João! Seguindo o dia, comecei a observar situações de valorização que aconteceram durante o dia.

Falemos dessas situações e de seus protagonistas, serão nossos casos de estudo do dia:

Caso 1: O presidente

O bom presidente tem um viés motivacional forte, é o líder nato que cuida de manter toda a turma focada em resultados e motivadas para dar aquela “pedalada”.

Nosso presidente não é diferente, está sempre olhando os trabalhos realizados, valorizando o empenho da pessoa e apontando pontos de melhoria. Ontem por exemplo, ele falava com o Morais (eu observava, já pensando no blog!): Morais, você que é um cara que faz as coisas acontecerem!

Não quis nem ouvir o resto, essa foi uma valorizada gratuita. Deixe-me tentar explicar uma coisa, há regras imutáveis no comportamento humano, não importa geração ou idade. E é numa dessas regras que o Presidente se enquadrou.

Vejam só, vocês já viram alguma criança chegar para o pai e dizer: “Papaizinho do meu coração!” e não estar querendo alguma coisa que normalmente o pai proibiria? Esse caminho que o Presidente seguiu, foi o clássico “carinho antes do tapa”. Pena do Morais!

Caso 2: Tecnologia fez Bonito

A equipe de negócios (da qual faço parte) recebeu um e-mail vindo da equipe de TI informando que um novo site de medidores das nossas plataformas e produtos estava pronto. O remetente do e-mail tomou o cuidado de citar nominalmente as pessoas que participaram desse projeto. Tomando como base o post de ontem, esse é o tipo 1 de valorização: motivação de equipe, casada com o tipo 2 mostrar o trabalho feito.

Caso 3: João tá aprendendo

Em uma mudança simples feita em um produto no início desse mês, tivemos um aumento de aproximadamente 50% no resultado desse produto. No seu report diário, o João (lembre-se, esse é um pseudônimo que não guarda vínculos com o nome real da pessoa) cuidou de destacar carinhosamente esse fato.

Faltou valorizar a equipe que fez a mudança e o gerente de produtos (que não era o João) que fez o pedido dessa mudança.

Mas ele não deixou de valorizar o chefe, né João?!

Enfim, não sei se foi o efeito de ter iniciado esse blog que aumentou minha percepção ou se foi a leitura do blog que gerou uma comoção maior, mas o fato é que tá todo mundo valorizando o dia todo! Até nos comments do post de ontem, só tem valorização...

Um comentário:

Anônimo disse...

Edu
Adorei! Tá bom que é a primeira vez que leio um Blog (os comentários sobre o Blog do Cesar Maia me assustaram!!). A.Costa está precisando de uma valorização! Quase ninguém conhece!
Dias 22, 23 e 24 tem festa da primavera. Vcs podiam aparecer e valorizar o evento.
Bjs.
Mercedes