quinta-feira, agosto 31, 2006

Valorizar ou Calar

Pois é, eu fiquei o dia todo pensando em sobre o que escrever hoje, realmente estava bem complicado de achar o post do dia. Já estava triste por não ter assunto, não queria valorizar simplesmente por valorizar, é importante ter conteúdo. Foi então que o cotidiano da empresa revelou-se promissor mais uma vez.

Há vezes em que é melhor calar do que valorizar. Você não acredita que eu pense isso?

Mas é verdade! Olhe o que aconteceu por aqui desde o lançamento desse blog (há 2 dias) todo mundo começou a valorizar e a querer mostrar serviço... todo mundo quer aparecer no Blog, e olha que eu só tenho 4 ou 5 leitores!

O que começou a me incomodar é que o objetivo aqui não é valorizar a valorização (ops!), na verdade, eu nem sei direito qual o objetivo aqui. Certamente não é estimular que todos valorizem tudo.

Como eu disse no primeiro post a Valorização é uma ferramenta de estímulo e motivação (ou auto-afirmação, depende do freguês), mas é preciso ter coisas concretas para valorizar, não pode sair por aí valorizando vento! Tanto pior é quando o sujeito valoriza o que não é pra ser valorizado.

O título desse blog já diz tudo, “A Arte da Valorização”, valorizar é uma arte e demanda dedicação, atenção e cuidado. Analisemos uma situação hipotética: duas pessoas discutem sobre um assunto de trabalho qualquer, nitidamente a discussão está improdutiva e tende a se estender por horas (todo mundo que trabalha passa por isso volta e meia).

As pessoas envolvidas na argumentação (pra não dizer briga) tendem a não conseguir achar o caminho de saída e, mesmo sem perceber, precisam da ajuda de um 3º interlocutor (mediador). Esse por sua vez precisa ser malandro o suficiente para dar um toque sutil em um dos dois brigões e convergir o papo para algo produtivo (e que de preferência termine).

O mediador não pode ser valorizado publicamente pelo toque sutil que deu, principalmente por uma pessoa de fora da situação. Ao fazer isso, a pessoa que não recebeu o toque pode se sentir preterida e, numa próxima oportunidade, o mediador pode não ter sucesso com o toque.

O sr. Presidente há pouco tempo me chamou prum papo informal e mandou a letra (vou valorizar o chefe pra ver se rola um aumento):

Antes de falar (valorizar) pense se vai agregar e fazer as pessoas trabalharem mais (é o conceito básico da valorização, ele tá aprendendo) senão, fique quieto!

4 comentários:

Eduardo Morais disse...

Mais posts!

Unknown disse...

Nobre correligionário Edu Bernardes.

Venho por meio desta demonstrar minha admiração pela sua impressionante capacidade de valorizar um singelo texto sobre a valorização da valorização.

Seguindo na contra-mão da super-síntese do jornalismo eletrônico você criou a antítese da síntese, criou a super-expanção literária, transformou um assunto aparentemente sem ramificação nenhuma em uma redação de nível vestibular, fantástico desempenho!!

Uma conhecida colega que atende pelo fictício nome de Roitman definiria a situação como a exacerbação da capacidade de ser pretender, noto um futuro promissor para você na politica, acho que você dá pra deputado...

;p

HF2

Unknown disse...

Edu...coloca o Post do nosso colega de trabalho que aqui chamaremos de Marlboro!!!!

"Me da que em 10 minutos eu faço"

Isso é uma aula de como valorizar em poucas palavras!

Edu Bernardes disse...

Caro amigo Hamilton Kiteman, agradeço vossos comentários. Entretanto, torna-se necessário deixar claro que:

EU NÃO DOU PARA DEPUTADO, NEM PARA VEREADOR, NA VERDADE, EU NAO DOU PRA NINGUEM!