quarta-feira, outubro 04, 2006

Bizarra Valorização

Engraçado como até nas situações mais bizarras o sujeito valoriza. Estava observando uma entrevista demissional (é assim que escreve? Não sei!) e vendo como as duas partes (demitido e demitente – existe isso? O word aceitou!) se comportam.

Vamos olhar o lado do coitado cujo emprego está sendo eliminado, ele foi chamado para uma reunião cujo conteúdo é obscuro, ou você já viu algum gerente ou diretor chamar um subalterno para ser demitido e dizer assim:

  • Ei Fulano, chega aqui na sala que eu quero te demitir?

Nunca né? No máximo um chamado do tipo:

  • Ei Fulano, chega aqui na sala que eu quero bater um papo com você.

Pois é, o sujeito vai pra reunião como o boi vai pro abate, jurando de pés juntos que está indo para o pasto.

Quando chega na sala, o chefe já começa com aquele papo de “cerca Lourenço” (alias, de onde vem essa expressão?!):

Veja bem, gostamos muito do seu trabalho, você sempre se comprometeu com as tarefas, faz mergulho profundo nas questões que lhe são delegadas, tem capricho na apresentação de materiais. Mas (pronto, aqui o cara já sabe que vem merda e merda grossa!) a situação da empresa não é boa. E nos últimos tempos você tem deixado a desejar.

Na verdade, eu estou sendo pressionado pela diretoria a cortar custos da equipe e terei que abrir mão do seu talento na nossa equipe. (existe coisa mais valorizatória do que isso? Tenho que abrir mão do seu talento... PQP, Troféu Joinha!) Acredito que será mais vantajoso para você se seguir seu caminho e buscar novas oportunidades no mercado. (quem é o sujeito pra julgar o que é melhor ou não para o cara? Ganhou a rodada! E não pára por aí, não!)

Queria te pedir apenas para nos ajudar até o fim do mês e encerrar algumas ações que estão sob sua responsabilidade, como por exemplo, fechar aquela venda que você vem trabalhando nos últimos meses e ajudar o Ciclano a lançar aquela campanha promocional. Tudo bem? (tá tudo ótimo, o cara acabou de ser demitido, por que ele estaria mal?).

Eu sei que é difícil que o primeiro impacto é grande, mas você vai ver que vai ser melhor pra você. Recomendo que você busque trabalhar nessa ou naquela área, pois essa experiência vai te agregar muito e é onde você precisa crescer profissionalmente (então por que você não avisou o cara antes de demiti-lo?).

Imagine só a cara de taxo do demitido. Impagável, vale a pena filmar uma reunião dessas para depois rir da cara do sujeito. Quando o chefe percebe que o sujeito está totalmente sem chão, ele manda aquela clássica:

Foi muito difícil ter que te deixar ir. Conversei com várias pessoas antes e todas concordaram comigo que é o melhor para todos. Vamos te ajudar em tudo que pudermos para você se recolocar, bons profissionais não podem ficar fora do mercado! (precisa dizer alguma coisa sobre essa frase?)

Demitidos que me lêem, ao final dessa reunião, peçam aos seus chefes (os demitidores) que enumerem os pontos em que você deve melhorar. Isso vai te servir para:

  1. Ajudar a crescer, se tal lista realmente existir.
  2. Mostrar que toda a valorização da conversa foi papo furado.

Nenhum comentário: