segunda-feira, outubro 16, 2006

Um exemplo a ser seguido

Os amigos que me conhecem mais proximamente (e aqueles que apenas são observadores) sabem que eu tenho carinho pela cultura japonesa, mais especificamente pela cultura Samurai que, na idade média, dava o tom da cultura japonesa de uma forma geral. Desde o início do ano eu decidi me dedicar um pouco mais a estudar e conhecer essa cultura, saindo dos filmes e documentários do Discovery e do National Geographic.

Comprei dois livros para começar O Código Samurai (Boyé Lafayette) e Bushido – O Código do Samurai (Faidiji Yuzan). O primeiro tem uma visão mais direcionada para a aplicação do código a administração de empresas e o outro é mais purista. Jabá a parte, o lance que eu achei interessante do código é que, imerso em uma postura correta, justa e honesta, há uma busca pela perfeição em cada detalhe. Legal observar que os conceitos do Bushido foram tão bem enraizados na cultura japonesa que permanecem vivos até hoje.

Um dos grandes homens de negócios japonês (banqueiro) diz: “Eles (os homens de negócios japoneses) agem com conhecimento, assumem responsabilidade pessoal, comunicam-se clara e honestamente, valorizam sua honra, agem com justiça e trabalham com energia ilimitada.” Quiséramos nós, ocidentais termos essa mentalidade!

A vida do Samurai se resumia a:

  • Acalentar o ken (visão) e o kan (conhecimento) para captar a realidade e ser capaz de ler as intenções do oponente, incluindo o meno movimento ou até nenhum movimento.
  • Superar o meu eu de ontem.

O único senão que eu faço a cultura samurai é a questão do kata, o apego deles a forma e não ao resultado. Entretanto, isso explica facilmente por que o povo japonês é tão aficionado a questão de qualidade por meio de processos e sua correta execução. O processo nada mais é do que o kata para realizar uma atividade profissional, da mesma forma que há o kata para a cerimônia do chá (alias é lindo de assistir, eu recomendo!).

Continuando, imagine que, para o executivo japonês, interesses pessoais inexistem. Tudo que ele faz é pensando no bem geral da empresa. Nossos pensadores e estudiosos em artes da negociação vivem de nos mostrar formas de chegar a um BATNA, para os japoneses, isso é padrão e não agir assim é como cometer um pecado mortal.

Por que eu resolvi escrever sobre o Bushido e a cultura japonesa pode não parecer tão simples assim, mas faz sentido. Vejam só (última citação) algumas das expressões mais utilizadas no vocabulário japonês:

  • Ganbarimasu: “Eu persistirei; nunca desistirei”;
  • Ganbarimasho: “Vamos persistir; na vamos nunca desistir”;
  • Ganbatte:“Segure-se, não desista”.

Sabendo dessas 3 expressões idiomáticas, e, se quiser pegue para ler a história de uma das maiores empresas japonesas (e do mundo) a Sony. Eu até tinha um PDF com o resumo da história, mas não achei, SFA!

Tudo roda em torno dessas expressões, é incrível! Não há (eu pelo menos não achei) referências valorizatórias na história do Japão. Seja para fugir do trabalho, seja para motivar o trabalho da equipe. O japonês não precisa de auto-afirmação, ele trabalha e faz o que tem que fazer e se não for repreendido, fica satisfeito. Se for repreendido, Ganbarimasu!

Imaginem se essa cultura chega ao mundo ocidental, se deixarmos de ter ao nosso lado pessoas vendendo dificuldade para coisas simples. Ou pessoas falando baboseiras com o objetivo de motivar. Pode até ser que eu ficasse sem assunto pra escrever aqui no Blog, mas e daí?

Ah sim, os japoneses trabalham muito, cerca de 14 horas por dia, de 2ª a 6ª. Trabalhar no final de semana, para eles, penaliza a família, que é uma dos principais compromissos postos pelo Bushido.

3 comentários:

Eduardo Morais disse...

Qual seria a expressão "Valorizar sempre, render-se jamais?"

:D

Belo post! Keep walking!

Edu Bernardes disse...

Uma boa pergunta, acho que, no contexto, gambarimasu atende. Tenho uma fila de traduções pendentes com meu consultor para assuntos nipônicos (que como bom ninja, sumiu na fumaça)

Se ele aparecer pergunto pra ele.

Eduardo Morais disse...

more posts!