quarta-feira, dezembro 13, 2006

Advertising

É impressionante a capacidade e o investimento que se faz mundo a fora em propaganda. É fantástica a capacidade criativa das agências e a execução das peças publicitárias mais inusitadas. Recordo-me de uma propaganda da Phillips que foi veiculada há alguns anos (acho que eu ainda estava no início da faculdade), o comercial em seu laçamento foi veiculado simultaneamente em todos os canais de TV aberta e cobria todos os lançamentos das Phillips naquela ocasião. Lembro que eu, ingenuo, fiquei assistindo a toda a peça e me perguntando, que p* é essa?! Ainda hoje consigo lembrar de flashes daquela peça... só o fato de eu lembrar a marca já mostra que, em mim, aquele trabalho de branding funcionou bem pra caramba.

Por que eu estou falando disso? Ah sim, explico! Cheguei a São Paulo ontem a tarde para visitar os amigos e participar de alguns eventos de fim de ano, ações de relacionamento e algumas entrevistas de emprego, ao sair do aeroporto de Congonhas fiquei chocado ao ver toda a área de desembarque coberta por outdoors das novas TV HD das Sony, a Bravia. São outdoor vermelhos vivos com imagens das TVs e o slogan do produto "like.no.other". Sou fã da cultura japonesa e refém da qualidade dos produtos Sony (desde o meu walkman Sony Sport Amarelo lá nos idos de 1980), já visitei o site da marca para conhecer a linha Bravia e, por força do destino, encontrei a peça publicitária que a Sony tem veiculado no reino unido. Enquanto eu caminhava em direção taxi que me levaria ao Hotel, fiquei pensando, por que a Sony Brasil não está veiculando aquela peça aqui no Brasil? E comecei a comparar as sutil diferença do slogan britânico com o do brasileiro (mesmo em ingles). Lá eles usam "Colour like.no.other"...

Daí a cabeça começou a viajar longe demais e resolvi deixar isso de lado... durou 10 minutos (ou menos). Cheguei no hotel e tratei de procurar o YouTube propagandas anteriores da Sony veiculadas lá fora para ver o que eles tem feito. Aí achei essa peça antiga, assistam:

Bem feita, clara e comunicativa, certo? Agora vejam essa feita nas ruas de San Francisco:

Computação ou bolinhas de verdade? Eu acho que foi computação, mas às vezes fico em dúvida, o que você acha?

E por fim a peça do Bravia que eu achei fantástica!

Essa peça do Bravia, bem como a das ruas de San Francisco, foi trabalhada de forma majestosa pela equipe de marketing da Sony (e obviamente pela agência contratada por eles). Eles vêm tratando suas campanhas como os filmes de cinema são tratados, fazem teaser, lançam trailers, preparam os Behind the Scenes. Basicamente eles estão transformando o lançamento de suas peças publicitárias em grandes eventos e, na medida em que o fazem, reduzem problemas que a propaganda vem enfrentando que é o descaso dos consumidores. A peça do Bravia foi lançada na TV a meia noite (não sei o dia, não consegui descobrir) e, segundo pesquisas da Sony, houve pessoas que programaram seus DVRs para gravar o comercial! Quem sou eu pra criticar, eu salvei o arquivo na minha maquina! Junto com os comerciais da Pepsi com as estrelas do futebol e aquele das gladiadoras.

Parabéns aos publicitários que conseguiram, sem utilizar de recursos tecnológicos fantasiosos e mantendo o viés da mídia tradicional apoiada na internet, mudar o comportamento do consumidor. Para o pessoal do reino unido, as peças publicitárias da Sony são conteúdos relevantes, assim como são, os programas que assiste.

O BurgerKing (USA) fez algo similar, mas o texto já ficou grande demais e vou parar por aqui.

PS 1: Ah não reclamem que faltou falar valorização, eu valorizei o texto inteiro e vocês nem perceberam!
PS 2: Mile, consegui arrumar desculpa para colocar vídeos do YouTube num post :)
PS 3: Ah sim, o site da bravia é: http://www.bravia-advert.com/ assinem o RSS e divirtam-se

3 comentários:

Jongleuse disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jongleuse disse...

Poxa, Edu... Seu ps 2 roubou meu comentário! Hauhauah

Hilário disse...

Cara, nenhum comercial da Bravia leva Computação Gráfica!!!! Incrível!!! Estou tentando pegar o making of do comercial das bolinhas para te mandar... SÃO BOLINHAS DE VERDADE!!!!!!
SINSITRO!!!