segunda-feira, dezembro 04, 2006

Frases d’Efeito

Continuo eufórico com o resultado do planejamento estratégico que participei na semana passada. Fico recordando os momentos que tomaram aquele sábado de sol (graças a Deus o sol abriu e eu fui a praia ontem! Acho que vou hoje novamente). Todos sabem, e esse blog é prova cabal de que eu gosto de prestar atenção ao comportamento das pessoas e, com a convivência, tentar antecipar suas reações. Durante o planejamento estratégico me decidi (foi uma decisão estratégica, assim está condizente com o evento) vou, de forma análoga ao James C. Hunter, lançar “Como ser um Líder Valorizador”, é fato que já há alguns pontos soltos aqui no Blog, mas há mais a ser dito.

No evento pude perceber, muito rapidamente, aqueles que assumiram o papel de Líder Valorizadornão vou dar nome aos bois, pois, vocês sabem, tomo cuidado constante aqui no blog para não macular a imagem das pessoas, só de algumas! – não é que o Líder Valorizador seja aquele que se auto-valorize (embora ele o faça) ou que valorize seus “liderados” (também o faz) mas, em um evento como o de planejamento estratégico, o Líder Valorizador cuida de valorizar a presença e a importância da participação das pessoas que ali estão. Frases comuns desse líder são: “Vocês estão aqui, pois, suas contribuições e idéias ao longo desse ano foram consideradas muito importantes e relevantes!”; “Vamos Fulando, estamos sentindo falta de sua contribuição” por fim tem a clássica do bingo corporativo: “A participação de vocês ao longo desse último ano foi fundamental e agregou valor aos projetos nos quais estiveram envolvidos”.

Um bom Líder Valorizador cuida atenciosamente de oportunidades para indicar os nomminies do evento e ao primeiro sinal de participação, lá vem a frase “Muito bem colocado!” ou “É isso mesmo, você entendeu do que estamos falando! Agora, como vamos posicionar a empresa para explorarmos essa oportunidade?”. Corro o risco de ser leviano, mas será que, estando preocupado em oportunidades para valorizar os outros e suas respectivas participações, o Líder Valorizador não perde a oportunidade de, agregando seu ponto de vista e conhecimento, valorizar a si próprio? Mas segundo Mr. Hunter, ser líder é servir e valorizar ao próximo há de ser uma forma de servir, não?

É claro que nem só a participação das pessoas é considerada pelo Líder Valorizador, ele tende a considerar, também, as metas e compromissos estabelecidos para o ano seguinte. Nesse âmbito, a valorização vem em frases como: “Essa meta é aquela que conseguimos atingir sem esforço adicional, mas vamos perseguir uma meta maior!”.

Pausa!

Peraí reúne-se (sei lá!) 15 pessoas num sábado de sol por 11 horas, aproximadamente (ou valorizatoriamente), apresenta-se uma meta e no final diz que essa meta não é a meta, que a meta é outra meta, que não é a meta que foi dita como meta? Ah ta, entendi!

Play!

Já que o tema é motivação, deixo-os com o Dilbert mais uma vez!

Não cabe aqui no blog, clique para ler na integra!

Nenhum comentário: