sexta-feira, março 16, 2007

Realizações

Atire a primeira pedra aquele que nunca valorizou!

Esses dias eu pensava sobre essa coisa toda de valorização, comportamento humano, liderança, motivação, essa baboseira toda que o universo corporativo insiste em discutir pra vender livros e palestras. Volta e meia eu me perdia tentando conectar aquilo que pensava com aquilo que vivo e vivi, é um exercício interessante, recomendo!

Quanto mais eu penso a respeito dessa coisa que acabou sendo chamada de valorização e sobre a qual tenho dedicado tempo para escrever aqui no blog, mais fica claro que valorização é uma conseqüência das nossas realizações ou da falta delas. Da nossa constante busca por aceitação e engajamento, busca por reconhecimento.

Conversava com minha esposa (ela não leu o último post, ainda bem!) sobre o trabalho dela e as coisas que acontecem no ambiente de trabalho. Ela, veemente opositora da valorização e, como todo mundo que tem formação na área de humanas, custa a aceitar o personagem corporativo. Ela me relatava uma conversa que tivera com um de seus funcionários onde ele reclamava acerca da falta de reconhecimento que seu gerente direciona ao seu trabalho. Fato é que o tal gerente desconhece os benefícios que o trabalho do sujeito (uso o termo no sentido psicanalítico/científico) para a organização como um todo, e como essa visão é clara para o sujeito, há um conflito de visão (para não dizer geração) instaurado. A sugestão dada, e um tanto óbvia, foi de mostrar ao gerente os benefícios que o trabalho está trazendo para a organização.

O sujeito (oculto) está em busca de reconhecimento, de engajamento. Ele deseja que o seu gerente demonstre apreciação por seu esforço e dedicação para a empresa, ele quer ser aceito e reconhecido.

Obrigado!

É, obrigado! Uma palavra comum ao nosso vocabulário, cada vez menos utilizada e cada vez mais importante. Com essa simples palavra e uns poucos gestos e movimentos somos capazes de dar aceitação e reconhecimento às pessoas. Mais um exercício:

Quando você sair do elevador, em lugar sair correndo e falar obrigado de costas para o ascensorista, experimente olhá-lo nos olhos e dizer o obrigado ANTES de sair do elevador. Faça a mesma coisa com quem lhe traz o cafezinho ou o mate. Quando tiver feito esse exercício, comece a praticar isso com seus colegas de trabalho, subalternos (odeio essa palavra) e chefe, com eles, use também o “Parabéns!”.

Você estará valorizando, mas do jeito certo. É o lado Jedi da força. Fuja do lado negro Luke!

Voltando à coisa da liderança e das realizações, estou começando a me convencer de que a tal da meta não serve pra nada, ao menos não a meta tal qual a vemos por aí. Coisas como:

  • Temos que (alias, temos não, usa-se VAMOS) faturar X milhões (ou bilhões)esse ano
  • Temos que manter o EBTIDA acima de YY%

Há quem diga que sem metas o ser humano não consegue se superar, eu concordo (em parte!). Da mesma forma que não estou convencido de que premiação financeira é a única coisa que motiva uma pessoa.

Prefiro creditar mais à alma (ou ego) do que ao bolso, não que eu queira deixar de encher o bolso, mas o prêmio por um trabalho bem feito não pode ser só dinheiro no bolso, tem que ter um algo mais, e tem!

O ser humano é intrinsecamente emocional: nós choramos, rimos, deprimimos, sentimos. No ambiente de trabalho não conheço sentimento melhor do que o de realização. Aquela sensação de leveza de quem ralou, virou noite, pedalou até o fim pra produzir algo de qualidade e o resultado final foi tudo ou mais do que aquilo que se esperava. Ano passado fiz três projetos assim! A única coisa que ofusca esse sentimento é a falta de reconhecimento. É ganhar, por exemplo, uma concorrência, ou emplacar um projeto importante, ou entregar um produto no prazo ou antes dele, e não ouvir um Obrigado!, um Parabéns!

Obrigado por ter lido até aqui :D

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Morais disse...

Fiquei curioso agora sobre qual o comentário do tal Ricardo...