quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Parem o Mundo!

Nos tempos em que eu buscava recolocação, encontrei um artigo da Forbes intitulado “Did you lie on your resume?” peguei para ler acreditando que seria algo do tipo seja honesto, fale a verdade, etc e etc. Qual não foi minha surpresa ao ler frases como:

Read the obits in trade magazines to find a "former" boss. Reference issues? Rent a P.O. box that accepts mail addressed to massive companies. For Johnson, keeping it real just doesn't make sense. Employers assume there will be some "puffery" on the resume, so they discount some of your experience, he says. "Those of us who play by the system, we're getting screwed."

O nego tem um site chamado FakeResume.com que ensina onde e como maquiar o curriculum vitae. E a reportagem ainda citou casos reais de presidentes de empresa como RadioShack e Bauch & Lomb que mentiram deslavadamente em seus CVs. Mentiras como cursos de graduação e pós-graduação nos quais nem se matricularam.

Como diria Kelly Key (toda boa): Fala sérioooo!

Pelo amor de Deus, não vamos fazer isso... mentira tem perna curta. E quem promete mais do que é capaz de entregar, sempre se ferra.

Aproveitando o assunto, deixe-me dar umas dicas sobre entrevistas de seleção. Uma amiga muito querida participou do processo de seleção de uma das maiores empresas da atualidade (em presença, número de funcionários, e faturamento) e teve a delicadeza de reportar o seu dia de entrevistas. Isso mesmo, DIA DE ENTREVISTAS, das 9 as 18 horas falando com 4 ou 5 pessoas diferentes e fazendo provas de aptidão técnica e raciocínio lógico.

Deixem-me reproduzir em palavras alguns dos exercícios de lógica que me pareceram mais interessantes. Ah sim, a parte de raciocínio lógico vem sempre depois das provas específicas por uma única razão: Sua mente já está em frangalhos :D.

O primeiro exercício: Será que está chovendo?

O entrevistador lhe apresenta a seguinte situação:

Você está dentro de um prédio de 40 andares, em uma sala e lhe perguntam,será que está chovendo?

Como responder a essa pergunta?

Resposta óbvia e imediata: Olho pela janela e vejo.

O entrevistador lhe diz que não há janelas na sala.

Agora chegou o tempo de ser criativo. Vou deixar as respostas de minha amiga falarem por si só:

Amiga: Ligo a TV no canal do tempo.

Entrevistador: Não há TV!

Amiga: Acesso a internet e consulto o tempo agora.

Entrevistador: Não há Internet!

Qualquer ser humano normal já estaria puto da vida a essa altura.

Amiga: Vou a portaria do prédio e vejo.

Entrevistador: Você não pode sair da sala.

Amiga: Procuro por guarda-chuvas molhados que indiquem chuva lá fora.

Entrevistador: Não há guarda-chuvas na sala.

Amiga: Então não está chovendo!

Isso é lógica!

Como diria Mr. Holmes, se as evidências não apontam em contrario, então está provado! (Não sei se ele disse isso, mas ficaria bonito dito por ele, né não?)

O Entrevistador não queria que a Amiga provasse que estava chovendo, só que respondesse se estava ou não. Excelente! Esse exercício não tem resposta, é feito apenas para medir o número de tentativas que o candidato faz antes de desistir ou de chegar a alguma conclusão.

O segundo exercício: Quake III

Entrevistadora: Você está de pé no meio de um corredor de 8x8 e vem em sua direção um demônio, o que você faz?

Amiga: É o capeta em pessoa?

Entrevistadora: Pode ser!

Amiga: ...

Antes de contar a resposta da minha amiga (que foi fantástica) e lhe garantiu a contratação, quero ouvir de vocês quais seriam suas respostas.

Coloquem nos comentários que na semana que vem eu comento com o término da história.

13 comentários:

RESTART disse...

Premissas:
1.) Assumindo que o demonio quer te atacar.
2.) Assumindo que o demonio é mais forte que você.
3.) Assumindo que ele eh mais veloz que você.
4.) Assumindo que o corredor não possui portas ou janelas de escape.
5.) Assumindo que não possua armas para defender-se.
6.) Assumindo que não possua telefones ou qualquer forma de comunicacao.

Eu proporia um dialogo franco e honesto sobre as reais possibilidades de ele ter-me como um aliado para ajudá-lo a obter mais vítimas.
Em resumo se não pode vencê-lo... junte-se a ele...

Pedro Asti disse...

1) Aponte para o outro canto da sala e berra para o chifrudo: corre q ele foi por ali, corre que ele foi por ali...

2)Corre em direcao a ele berrando como se algo pior do que ele estivesse vindo do outro lado da sala: cuidado, foge...

Outra solucao eh confundir um inimigo mais forte.

Pedro Asti disse...

Encare o demonio no papo. A ausência do medo pode fazer ele pensar que vc eh mais forte que ele.

As vezes um bom blefe resolve.

Pedro Asti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Asti disse...

Levando em conta que eu sou ateu, simplesmente acordaria e mudaria meus habitos a partir daquele momento. Isso com certeza eh stress.

Pedro Asti disse...

Solucao escrota: berra por alguem mais fraco que vc. Enquanto esse estah sendo sacrificado vc foge.

Pedro Asti disse...

Berre por ajuda. A uniao dos mais fracos pode vencer ou ao menos intimidar o mais forte caso este perceba que existe chance de se ferir.

Pedro Asti disse...

Solucao MacGyver: Benze o springler e acende um cigarro.

Théo, Theobaldo, Theotonio, Theófilo... disse...

Po, corredor de 8X8?! Corredor quadrado?! Muito estranho isso, ou então o demônio era muito grande e precisava de um corredor enorme... Bom, eu tentaria a clássica manobra de toureiro... Deixo o demônio vir na minha direção e saio da frente pra ele passar! Mas, caso ele não estivesse correndo, o negócio é rezar né? Na hora do aperto, se você não tem solução, é sempre melhor pedir ajuda pra quem é mais forte que você...

Unknown disse...

Eu paro e espero pra ver o que ele tem a dizer ou vai fazer... coisas ruins sempre aparecem na sua vida, cabe a vc encarar da melhor forma e com o espirito elevado! Pq so assim vc pode crescer...

Agora eu rezo muito pq encarar o capeta não é facil!

Unknown disse...

No maior espírito corporativo, eu diria para o demo:
"Oi. Tah quente hoje, neh? Vamos lá, hoje vou te ensinar uns truques! Vc já está meia hora atrasado para a nossa reunião."

Jongleuse disse...

Ih! Vi meu blog listado ali do lado ;-)

Quanto aos gringos... infelizmente muitos ainda vêm com esta intenção mas tenho fé que as coisas estão mudando...

Edu Bernardes disse...

Ok, obrigado a todos pela participação.

Menção Honrosa ao amigo PEDRÃO FRENÉTICO que em uma Onda Solidária populou esse painel com nada menos que 6 comentários.

Então sigamos com o término da entrevista, recapitulando:

Entrevistadora: Você está de pé no meio de um corredor de 8x8 e vem em sua direção um demônio, o que você faz?

Amiga: É o capeta em pessoa?

Entrevistadora: Pode ser!

Amiga: Quais as intenções do principe das trevas

Entrevistadora: Ele não tem nenhuma intenção para com você

Amiga: Então eu saio da frente deixo o principe das trevas passar e continuo meu caminho no corredor...

Fantástico, não é?