segunda-feira, setembro 11, 2006

É um sucesso!

Eu não canso de ler os comentários que meus 4 leitores têm deixado aqui no blog. Não canso de ouvir a galera aqui na empresa tomando nota e me passando post-its com atos valorizatórios de terceiros.

O sucesso do blog, dentro desse nosso universo finito de amigos e companheiros de trabalho é indiscutível. O marco principal e fundamental que comprova esse sucesso é um comentário que recebi no último post. Até os clientes da empresa já acessam o blog! Valeu Rê! Continue fiel e conforme o público leitor na sua empresa crescer, você poderá postar comigo aqui no blog, mantendo sempre a regra de discrição e sigilo quanto as identidades.

Bajulações a parte (é importante valorizar o cliente, vocês sabem!), vamos ao assunto de hoje: Valorização!

Já fiz uma lista de valorizações a serem discutidas por aqui, deixei anotado num papel lá em casa, aos poucos vou trazendo pra cá e compartilho com vocês. Hoje falarei dos efeitos valorizatórios da mídia.

É pois, é, há alguém ou alguma coisa no mundo que valorize mais do que a mídia? Lógico que não! Vejam só, por questões de trabalho eu estive estudando duas redes de notícias americanas, a CNN e a Fox News. Tentando entender o sucesso da primeira (que ganha dinheiro quando há guerra) e da segunda (que não tem qualquer consideração ou preocupação com a investigação e acata o conteúdo enviado pela audiência).

Qual não foi minha surpresa quando descobri que o sucesso das duas é devido a valorização. Vejam só:

CNN: quando o exército americano invade algum país (Iraque, KWait, etc) essa rede de TV fatura absurdos e se torna a rede de maior audiência nos EUA. E não é só por que o povo americano goste de guerra (discutiremos isso outra hora!), mas eles gostam do espetáculo que a CNN proporciona em torno da guerra. Pra quem assiste, parece filme do Rambo (Rambo XXV – Invadindo Bagdad) sem a cara torta do Stalone! É um show de imagens e cobertura com os repórteres de capacete e colete no meio de escombros, etc e etc! Em resumo, os caras fazem sucesso por que eles fazem a valorização do jornalismo verdade. Se um repórter deles morrer fazendo uma cobertura deles, vai ser o deleite dos produtores.

Fox News: o que falar de um canal de TV que publica qualquer porcaria que um telespectador fale? Tanto pior, que deixa um sujeito qualquer (pode ser mendigo ou empresário, não importa), falar o que quiser no ar? Eles próprios se satirizam, cinicamente revertem as críticas que recebem da concorrência e dos intelectuais americanos como se fossem autocríticas. O fato é que, pelo que se observar, esses caras não ligam muito pro conteúdo, o importante é valorizar a audiência. Valorizam tanto, que se você tentar criticá-los, será taxado de anti-americano e aí já viu, né? Vai parar na fogueira do lado do Bin Laden e do Fidel!

Mas não é só a mídia internacional que valoriza, no Brasil a regra é a mesma. A “coitada” da Juliana Paes foi flagrada sem calcinha em SP outro dia, eu não tava nem sabendo, até que ontem vendo a dança no gelo do Faustão (é eu vejo, acho muito maneiro) o gordo mandou logo: “Oh Juliana, quer dizer que vc vai lançar uma grife calcinhas!”. Quer dizer, tá todo mundo valorizando a perseguida da garota (eu tb valorizo a perseguida dela, não sou otário!)

Três idiotas aqui da empresa saíram numa foto grande num jornal importante ontem, desses 3 um era eu. Vejam só que absurdo, tem gente que não fala comigo há mais de ano e que, só por ter visto a foto, já mandou e-mail, escreveu no orkut e tal. Todo mundo me valorizando! Minha mãe guardou a foto pra mostrar pra família, tem valorização PIOR?

Mas valorização paternal é assunto pra outro post...

PS: Lógico que depois de aparecer no jornal eu ia dar uma valorizada, ou vocês acham que esse blog é só pra coisa séria?

6 comentários:

Eduardo Morais disse...

A Juliana é Paes e eu tenho a foto sem a tarja!

Unknown disse...

Devo dizer que MOrais ganhou a rodada....troféu joinha pro Morais!!!

Unknown disse...

"Andei estudando o CNN e a Fox News..." Tou sentido um cheiro de apropriação da valorização alheia....

Edu Bernardes disse...

Apropriação não... qndo vc tava na faculdade, ia pra aula e dizia que estava estudando... é questão de semântica :P

Rê Gierun disse...

Rê sou eu??? hihihi
Até nas minhas férias eu não desgrudo de vcs.
bjos

Unknown disse...

Nobre correligionário Edu Bernardes, se me permite uma ligeira divagação sobre o assunto...

Ao olhar a foto notei que vc e o marcelo usavam expressoes, errr, cansadas vamos dizer assim, algo que deveriamos saber???

O Duton não teve novidade, aquela é a cara default dele para apresentações de cunho externo... :)