domingo, setembro 24, 2006

Os Enrustidos

Em meio a competição pró-valorização que assolou a empresa após a criação desse blog, tenho tomado o cuidado de, discretamente, perceber as atitudes e comportamentos de algumas pessoas. Principalmente aquelas que ocupam cargos de liderança (líder é aquele que valoriza o outro por ter executado aquilo que ele deveria ter feito) e me deparei com um tipo diferente de valorizador.

Interessante isso, né?! Depois de tanto tempo, eis que me surge um novo modo de valorização, o valorizador que não valoriza. Quando deparei-me com esse “perfil” fiquei tão intrigado que acabei questionando minha própria observação. Ora, como é possível valorizar sem valorizar?!

Enfim, revalidei meus conceitos uma vez (ou menos) e confirmei o que observara, há o valorizador que não valoriza, e digo mais, eles são os melhores! Vamos falar um pouco das pessoas que valorizam sem valorizar, os enrustidos.

O enrustido é aquele cara que ta sempre atento ao que rola no ambiente de trabalho (sala, equipe, empresa, etc.). Fica com as antenas ligadas captando as vibrações do ambiente no intuito de, segundo ele, contribuir positivamente para o sucesso do negócio. Em geral buscam centralizar controles e cobranças, responsabilizam-se voluntariamente pela preparação de atas de reunião.

Questão de Ordem:

quem você conhece que, em sã consciência, pede para ser o responsável pela ata da reunião? Pois é, foi o que eu pensei, alguém que está querendo ser valorizado (e já se valorizando)!

O enrustido, nunca usa as expressões clássicas de valorização tais como:
  • Quem é o melhor?!
  • Já bati minha meta desse mês! (sendo dia 1º!)
  • Se continuar nesse ritmo, vou carregar a empresa nas costas esse ano!
  • Eu te disse que isso ia acontecer!
  • Presta atenção, deixa eu te ensinar!
  • Ouve o que eu to falando!
O enrustido gosta muito de frases como:
  • Eu não valorizo!
  • Odeio essa palhaçada de valorização, só atrapalha o trabalho.

Pros meus 5 leitores, essas frases são auto-explicativas, certo? Mas para os outros eu vou explicar:

Eu não Valorizo!

Pára! Não mete essa! Todo mundo valoriza. Nem que seja pra pegar mulher! É da natureza do ser humano, valorizar e querer ser valorizado.

Você pode não valorizar deliberadamente de caso pensado como nós, digo, eles, os profissionais fazem.

O simples fato de declarar que não valoriza, é valorizar, entende? Não? Azar!

Odeio essa palhaçada de valorização, só atrapalha o trabalho

Como diria a Olivia, ganhou a rodada!

Nos termos do João, Troféu Joinha!

Diz pra mim Sr. Enrustido, por que você daria uma declaração dessas se não fosse para, mesmo que inconscientemente (leiam Freud!) declarar que a valorização dos outros está atrapalhando seu trabalho e deixar, automaticamente, subentendido que sua pilha de trabalho está enorme!

Duvido que você diga uma coisa dessas quando estiver sendo valorizado!

Não vamos criticar os enrustidos, uma hora dessas, eles saem do armário! Quero ver, um deles sendo apontado durante a reunião da mesma forma que os profissionais vem sendo!

PS: Sigo aguardando indicações para o post dos famosos!

Nenhum comentário: